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MEC participa de consultas públicas preparatórias para CRES+5

Evento de seguimento da Conferência Regional da Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5) será realizado de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília, pelo MEC, Capes e Unesco

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Foto Reprodução: Ministério da Educação (MEC) 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está participando das consultas públicas virtuais preparatórias para o evento de seguimento da Conferência Regional da Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5). Ele ocorrerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF), e será promovido pelo Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mediante o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC). 

As consultas públicas começaram em setembro e irão até janeiro de 2024 por meio da plataforma Zoom. As audiências públicas terão a presença de todos os atores envolvidos na educação superior, com o objetivo de debater e recolher informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, além de contribuições para a realização da CRES+5. As reuniões são coordenadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) dos 12 eixos temáticos da Conferência. 

As audiências públicas contam, ainda, com a participação de especialistas que compõem os GTs. Eles serão os responsáveis pela administrarão, coleta de informações e produção dos documentos-base correspondentes ao seu respectivo eixo temático. 

Conferência – O evento será realizado na capital federal e estima-se que haverá uma presença maciça da comunidade do ensino superior, bem como de integrantes dos governos estaduais e das universidades brasileiras. A Conferência também será uma oportunidade para divulgar as novas políticas públicas da atual gestão do MEC para outros países e para estreitar o diálogo com todos os atores do ensino da educação superior da América Latina e do Caribe. 

CRES+5 – Um dos compromissos indicados na 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe Superior (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina), foi realizar uma reunião de seguimento cinco anos depois, a CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à Pandemia. Na CRES 2018, foi aprovada uma Declaração e estabeleceu-se um ambicioso Plano de Trabalho para o período 2018-2028.  

O plano de ação criado na CRES 18 possui algumas diretrizes, entre elas estão: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; a educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e a formação de professores. 

Além dos sete eixos temáticos em torno dos quais girava o CRES 2018, a Primeira Reunião Preparatória do CRES+5 — realizada em março deste ano, em Córdoba, na Argentina — definiu e acrescentou novos eixos para coordenar e orientar os debates regionais sobre os próximos cinco anos. Para cada eixo temático, foi aprovada a constituição de um Grupo de Trabalho composto por especialistas. Mais informações sobre os eixos temáticos estão disponíveis na página da Unesco. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 


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