Com o objetivo de fomentar o debate em torno das diretrizes e das experiências relacionadas aos Programas de Pós-graduação stricto sensu, a Unesc realiza nos dias 26 e 27 de junho, o Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-graduação. A iniciativa visa ainda a qualificação e o desenvolvimento alinhado às necessidades regionais e nacionais. Todas as informações, além das inscrições, estão disponíveis no site: https://www.unesc.net/sifop.
“Este evento representa um marco importante para a nossa Instituição, pois é uma oportunidade única de reunir especialistas, acadêmicos e gestores em torno deste tema. Estamos empenhados em garantir que os Programas de Pós-graduação da nossa Universidade continuem a se desenvolver de maneira responsável e comprometida com a ciência, tecnologia e inovação”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
A iniciativa tem o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“O seminário é particularmente relevante em um ano de avaliação quadrienal dos programas. Queremos dialogar com aqueles que estão na linha de frente das políticas públicas de pós-graduação do Brasil e apresentar nossos avanços e identificar áreas nas quais podemos melhorar. Este intercâmbio é fundamental para compreendermos a complexidade do processo de avaliação e garantirmos que seguimos o caminho certo para o fortalecimento dos nossos programas”, relata a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
Avaliação contínua e crescente
A coordenadora do seminário, Merisandra Côrtes de Mattos salienta que a Reitoria, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, com intuito de uma avaliação contínua e crescente, mantém um planejamento para desenhar o futuro da pós-graduação da Unesc com responsabilidade e compromisso com a excelência no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.
“Com esta intenção, realizamos o Seminário Integrado para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação da Unesc, um evento aberto a todos os atores da nossa pós-graduação stricto sensu, a fim de oportunizar experiências e conhecimentos junto a destacados palestrantes, como por exemplo, da Capes e do Ministério da Igualdade Racial, que estarão em nossa Instituição para falar de diferentes temáticas”, ressalta.
Entre os assuntos a serem abordados, está a avaliação dos programas de pós-graduação; o impacto e inserção social; a inovação; a transferência de tecnologia; a aproximação com o setor produtivo e ações estratégicas e afirmativas, entre outros.
“O seminário tem a intenção, neste último ano de avaliação quadrienal dos programas, de trazer para a Universidade pessoas que constroem e trabalham com a política pública destinada ao desenvolvimento da pós-graduação no Brasil. Dialogar com estas pessoas, questioná-las, mostrar os nossos programas e os casos exitosos, além daquilo que precisamos melhorar”, diz o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Ismael Gonçalves Alves.
Fonte: Imprensa UNESC
Foto de Capa: Abruc Divulgação