
A UNESCO apresentou um roteiro para a Educação Superior para a próxima década no encerramento da Conferência Mundial de Educação Superior de três dias (WHEC2022), que aconteceu em Barcelona, ??Espanha. Resulta de uma conversa global entre 1800 delegados de 130 países. O roteiro está aberto para melhorias e contribuições são incentivadas. O objetivo é ter uma versão final pronta a tempo da próxima reunião de coordenação do ODS4 em novembro, após um amplo processo consultivo.
Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, explicou o conceito deste roteiro como um documento vivo que gera uma visão: “É um convite para continuar trocando e moldando ideias, adaptando-as a diferentes contextos, guiados por princípios éticos compartilhados. Estabelece indicadores para a co-criação de sistemas de ensino superior mais abertos, inclusivos, equitativos e colaborativos. Tal transformação implica uma mudança de mentalidade: privilegia a cooperação sobre a competição; diversidade sobre uniformidade; percursos de aprendizagem flexíveis em relação aos tradicionalmente estruturados; abertura sobre pontos de vista mais elitistas”.
O documento é nutrido por extensa pesquisa e ampla consulta prévia em diversas áreas, norteada pelos 17 objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e pela iniciativa Futuros da Educação.
O ensino superior deve lidar com os desafios globais (pandemias, crise climática, polarização política, aumento das desigualdades) e sua dinâmica: expansão massiva, crescente mobilidade, financiamento e o papel da tecnologia.
Giannini mencionou que a mudança é urgente para fortalecer o impacto potencial de uma educação superior conectada, colaborativa, cooperativa e ágil. Uma transformação guiada por princípios: ES um bem público e parte integrante do direito à educação.
Como um imperativo de justiça social, o ensino superior precisa promover maior inclusão e diversidade. Também requer liberdade acadêmica e desenvolvimento de habilidades criativas para enfrentar os desafios globais para servir a sociedade.
Giannini aplaudiu a ratificação pela Suécia da Convenção Global sobre o Reconhecimento de Qualificações no Ensino Superior e apelou aos Estados-Membros para aderirem a este instrumento que apoia a qualidade, a inclusão e a cooperação.
“Esta é a chave para reimaginar nosso futuro junto com a educação no centro. Apelo à grande família de todas as partes interessadas do ensino superior aqui hoje para permanecerem a bordo… Em última análise, trata-se de fortalecer as condições para a paz que está sob grave ameaça hoje”, disse Giannini no evento de encerramento do WHEC2022.
De dentro para fora o WHEC2022
120 mesas redondas, eventos paralelos e workshops,
86 palestras HED
5 atividades lideradas por jovens
Lançamento de importantes relatórios do Grupo de Especialistas em Universidades e Agenda 2030, GUNI, UNESCO IESALC
Algumas responsabilidade para com os alunos
– Cumprir o direito ao ensino superior e considerá-lo um bem público
– Mudar mentalidade: incluir e capacitar, não categorizar ou discriminar
– Educação superior aberta à sociedade: conectando, integrando diferentes sistemas de conhecimento em uma visão circular – do local ao global e vice-versa
– Fomentar uma nova ecologia de aprendizagem: ao longo da vida e colaborativa, colocando a ciência e a tecnologia ao serviço do bem-estar humano e planetário.
Fonte: Iesalc/ UNESCO