Propostas devem ser voltadas para a criação de redes temáticas de instituições de ensino ou pesquisa
Termina em 30 de outubro, às 17h (horário e Brasília), o prazo para inscrições do Edital nº 13/2025, do Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu. As candidaturas devem propor a formação de redes temáticas de cooperação acadêmico-científica entre instituições, para fortalecer a internacionalização da pós-graduação brasileira.
As propostas devem ser apresentadas no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) por meio deste link. Eventuais dificuldades técnicas ou dúvidas relacionadas ao formulário de inscrição devem ser encaminhadas para capesglobal.edu@capes.gov.br.
O CAPES Global.edu busca integrar instituições com diferentes níveis de internacionalização, promovendo a colaboração científica entre universidades brasileiras e parceiras internacionais. Cada rede deve ser composta por quatro a seis instituições, sendo uma coordenadora e as demais instituições associadas, constituídas em torno de um tema central.
A instituição coordenadora de cada rede deverá ter programa de pós-graduação (PPG) avaliado com nota 5, 6 ou 7, em áreas do conhecimento relacionadas aos temas definidos pela rede. Também é necessário possuir parcerias internacionais consolidadas.
As associadas deverão possuir PPGs com nota igual ou superior a 3 e alinhados aos temas definidos pela rede, além de parcerias internacionais em andamento ou em prospecção. É preciso que estejam situadas em diferentes regiões do Brasil, com pelo menos uma localizada no Norte, no Nordeste ou no Centro-Oeste.
A previsão de investimento é de R$ 350 milhões por ano. A oferta inclui bolsas no Brasil e no exterior, apoio à participação em eventos científicos e missões de trabalho internacionais. A divulgação do resultado final está prevista para a partir de 27 de fevereiro de 2026, com o início das atividades estimado para o mesmo ano e duração até 2031.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Logotipo do programa (CGCOM/CAPES)