Serão investidos até R$ 260 milhões. Ação envolve temas como inclusão, acessibilidade, educação intercultural e combate ao racismo
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma de suas autarquias — publicou, nesta última segunda-feira, 4 de março, de pesquisa no exterior selecionados do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Serão investidos até R$260 milhões ao longo de quatro anos em propostas que tenham como temas o combate ao racismo, inclusão, acessibilidade e educação intercultural.a relação dos 36 projetos de pesquisa no exterior selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Serão investidos até R$ 260 milhões, ao longo de quatro anos, em propostas que tenham como temas inclusão, acessibilidade, educação intercultural e combate ao racismo.
Os projetos eleitos pelo Edital nº 16/2023 envolvem instituições de educação superior de todas as regiões do País. As atividades começarão ainda neste mês de março. A indicação das bolsas está estimada para abril e maio ou outubro e novembro de cada ano de vigência dos projetos.
A concessão engloba bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche, além de recursos de custeio para estudos em universidades estrangeiras de excelência. Pelo menos metade das missões de estudo no exterior deverá ser realizada por mulheres, com preferência para as autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, bem como para aquelas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades.
Abdias Nascimento – O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento é uma iniciativa da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC voltada à promoção de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu e formação de professores para a educação básica.
O objetivo é formar e capacitar, no Brasil e exterior, estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, assim como aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades, em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa de excelência.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes
Foto de capa: Reprodução/MEC